A origem da Igreja dos Santos Anjos da Cruzada São Sebastião está ligada ao esforço e dedicação de Dom Helder Câmara, bispo conhecido principalmente por sua dedicação às causas sociais. Dom Helder soube perceber as necessidades gerais da crescente comunidade, conhecida como Cruzada São Sebastião. No século passado, em fins dos anos 50, Dom Helder propôs a dar apoio à comunidade para a construção de uma igreja que, além de suprir as necessidades espirituais, funcionaria também como centro de assistência social.
Foi com o apoio de Dom Helder e o trabalho em conjunto dos moradores da comunidade que a igreja foi erigida, tendo as obras finalizadas em 1963. O templo foi elevado à categoria de Igreja Matriz em 1963, com a criação da Paróquia dos Santos Anjos.
Tem capacidade para 400 fiéis sentados e desenvolve intensos programas de atendimento social, centralizados no Centro Paroquial Dom Helder Câmara e funcionando através do voluntariado. Há diversos cursos como música, costura, artesanato, pré-vestibular comunitário e informática, bem como atendimento médico como farmácia comunitária.
Fonte: Templos Católicos do Rio de Janeiro, Orlindo José de Carvalho – Manual, 2009